segunda-feira, 18 de abril de 2011

Boris Vallejo e suas famosas capas de jogos de Genesis/Mega Drive

「下手な日本語版」
ファンタジー絵画って言うとボリス・ヴァレホ画家は名人です。ペルーに生まれて、アメリカに引っ越して、すごく有名な画家になりました。 ターザンや英雄コナンなどのコミックスのカバーを作っていた。90年代にアメリカ版のメガドラ「ジェネシス」が大人気にどんどんになってしまって、いろ んなゲームのカバーのために絵画を作っていた。最高じゃない?(笑)

Boris Vallejo
Nascido no Peru em 1941, esse gênio da pintura migrou para os Estados Unidos em 1964 e ficou mundialmente conhecido pelas capas das revistas Conan o Bárbaro, Tarzan, entre outros trabalhos.
Ainda nos anos 80 criou capas lendárias de jogos para NES, DOS, Commodore 64 e PC.
Nos anos 90, com o grande sucesso do Genesis no EUA, Boris, cujo trabalho focado quase inteiramente em temas fantásticos (e eróticos), foi contratado ou teve seu trabalho aproveitado por algumas empresas para criar capas de alguns jogos para o sistema, dos quais alguns se tornaram grandes sucessos e mesmo suas capas ainda são comentadas, tamanha beleza.
Uma das mais famosas, produzida para o jogo Golden Axe II, teve sua original vendida num famoso leilão de artes online, em 2007, por 3,585.00 dólares!

Conheça a seguir, a lista de capas que Boris Vallejo produziu para o nosso Genesis/Mega Drive:


Ecco The Dolphin
Ecco, 1992


 Ecco: The Tides of Time
Ecco II, 1994



Golden Axe II
Journey, 1991



Hardball!
 Sem data e arte original

 Onslaught
Onslaught, 1991



Phantasy Star IV
Black Star, 1994


 Star Control
1991



 Wings Of Wor
Bug Eyes, 1990



Turrican
Um fato muito curioso sobre essa arte é que ela foi originalmente pintada pela mulher do Boris, uma renomada pintora chamada Julie Bell. No original podemos ver a assinatura da pintora, enquanto na capa do jogo temos a assinatura de Boris Vallejo. Qual será o motivo? Força de contrato ou ele simplesmente "pegou a arte emprestada" da esposa e a assinou?

4 comentários:

  1. Boa! Taí uma curiosidade que eu não sabia sobre o nosso querido MDS! Valew, Ermitão!
    Já estou seguindo o blog! :-)

    ResponderExcluir
  2. Essas capas eram fantásticas. Desde sempre adoradas, simplesmente inesqueciveis. Só não gostei muito da arte de Phantasy Star 4 lol o personagem principal ficou meio esquisito, sei lá rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. po.. nem tinha percebido q essas capas eram do boris... o boris é fueda

    ResponderExcluir